Páginas

sábado, 12 de novembro de 2011


No tópico em que estudamos "Rumo ao estudo da recepção" do capítulo 11, é comentado sobre os estudos de Stuart Hall. Estudos esses que falam sobre o papel ideológico da mídia,onde aborda uma teoria que refuta os postulados da análise funcionalista americana e a partir daí ele mostra uma nova forma de pesquisa crítica sobre os meios de comunicação de massa.
Ele analisa o processo de comunicação televisiva,por este ser o de maior alcance das massas,através de quatro momentos distintos - produção;circulação;distribuição/consumo;reprodução- que articulam-se entre si e são determinadas por relações de poder institucionais.
Fruto desses estudos é a "descoberta" da audiência que "é ao mesmo tempo receptor e a fonte da mensagem,pois os esquemas de produção respondem às imagens que a instituição televisiva se faz da audiência e a códigos profissionais". A partir disto,começaram a estudar os interesses de cada ordem social para atende-los através de programas. Quem nunca ouviu falar que programa X tem mais audiência que o programa Y?
Deslancharam-se assim os estudos sobre isto e fez com que a audiência se tornasse um ponto fundamental hoje para o meio televisivo.

Gisele leal

0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright (c) 2010 IN COMUNIQ. Design by Wordpress Themes.

Themes Lovers, Download Blogger Templates And Blogger Templates.