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quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Criada pela Escola Norte-Americana, nos anos 30, a teoria hipodérmica, ou também chamada, teoria dos efeitos limitados, baseia-se na ideia de estímulo/resposta, que foi instituída pelos conceitos behavioristas. Tendo como principal objetivo, influenciar, modificar, e controlar o comportamento da população, através dos meios de comunicação. Poderia ter uma terceira denominação para essa teoria, seria a teoria da bala mágica, na qual pode ser definida por: as mensagens enviadas pela mídia são como bala mágica, pois atingem todos, fazendo assim, uma massa passiva, aderindo o que foi dito sem fazer nenhuma resistência.

Um grande exemplo disso são as propagandas. Que surgiram ainda na primeira guerra, (e permanecem até os dias atuais) com o intuito de despertar o nacionalismo nas pessoas. Posso destacar como exemplo daquela época, o cartaz feito por James Montgomery, que tinha a finalidade de recrutar o maior número de jovens, para servir a tropa dos Estados Unidos. No material divulgado, continha a seguinte frase, "I Want YOU for U. S. Army", com tradução ao português, “Eu quero você para o Exército dos Estados Unidos”. Incentivando assim, milhares de jovens a se alistarem e participarem da primeira guerra mundial. Também, só que anos depois, a campanha de excelente aceitação e resultado de Hitler, conseguindo forte apoio da população, podendo assim, colocar em prática, seus pensamentos.

Para finalizar, não tem como abordar a teoria hipodérmica, sem citar Harold Lasswell. Que veio contradizer essa (teoria hipodérmica) teoria. O seu paradigma se baseava no, Quem diz o quê, por que meio, a quem e com que efeitos? Assim, o público reagiria de acordo com suas vontades, identificações, e não indivíduos totalmente passivos.



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