Considerada a "formadora de opiniões", a teoria hipodérmica vem tratar de um assunto muito presente no nosso cotidiano, a relação das pessoas com a mídia. Seu autor, Harold Lasswell, conta que a sociedade de massa é de fundamental importância para o entendimento de sua teoria. Segundo ele, a teoria ganha forças e sua eficácia e alienação estão associadas a presença constante dos veículos de comunicação. Com a ideia de que tudo o que for transmitido será absorvido por todos, governos, políticos, publicitários, entre outros, usaram a mídia para atingir, e até mesmo controlar, o indivíduo social.
Um bom exemplo desse controle da mídia que exerceu forte influência em muitos cidadãos foi durante o governo Bush, nos Estados Unidos:
O governo do ex-presidente norte americano utilizou da grande mídia para convencer a população de que após os eventos de 11/09/2001 o Iraque tinha armas de destruição em massa embora não existissem evidências concretas que provassem isso.
Além de fazer da mídia um ponto positivo para transformar uma "mentira" em uma verdade, o governo fez com que a mídia ofuscasse vários casos de venda de armas químicas para o ex-ditador Saddam Hussein.
0 comentários:
Postar um comentário