Contrapondo a teoria hipodérmica e sua generalização midiática, a Teoria das Diferenças Individuais entra como nova fonte de estudos para os pesquisadores do século XIX. Através dos estudos empíricos e tendo base nos estudos desenvolvidos pela psicologia, chegou-se a conclusão
de que a teoria hipodérmica nem sempre era válida.
Chegaram a conclusão de que a aceitação e o entendimento da mensagem são concretizadas por quem esteja interessado nela. Ou seja, cada indivíduo ou grupo pode ser influenciado por uma comunicação de acordo com seus costumes, crenças e valores.
Dando um exemplo a respeito da mídia com os estudos feitos por Mauro Wolf, DeFleur e Ball-Rokeach podemos dizer que se concretizou a ideia do público-alvo.
Procurando atingir o aspecto individual de cada destinatário, foram criados programas televisivos, de rádio, propagandas e discursos voltados para pessoas com diferentes faixas etárias, diferentes gostos, sempre priorizando fatores relativos à audiência.
Existem muitos exemplos atualmente de programas, propagandas, eventos, entre outros meios, para se atingir um determinado público. Um exemplo é a MTV Brasil, dedicada para o público jovem. Com programas sobre música, jogos, cinema, aventura, esportes, etc.
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