Blumer e Katz, foram os criadores da Teoria de Uso e Gratificações, lá pelo ínicio dos anos de 1940 e revigorada nas décadas de 70 e 80. A idéia principal dessa teoria, é fazer com que entendamos o que as pessoas fazem com a mídia. A intenção é mostrar que a mídia é usada para satisfazer as necessidades sociais, psicológicas e psicológicas do indivíduo. Essas necessidades tem como influência a forma como as pessoas usam e respondem a um ambiente, como por exemplo, um mesmo programa de TV, pode satisfazer tais necessidades de diferentes indivíduos. E como são associadas essas necessidades? Através das personalidades individuais, meios de convívio, regras sociais etc.
Denis McQuail e James Lull nos mostram duas diferentes abordagens sobre a motivação do uso das mídias. McQuail apresenta uma idéia sobre as razões comuns para o uso das mídias, de uma forma geral: Informação, Identidade Pessoal, Entretenimento etc. Lull apresenta duas características, baseada em etnografia, para explicar o uso social da televisão: Estrutural, que elimina qualquer sensação de solidão, e Relacional, que cria vínculos sociais.
0 comentários:
Postar um comentário