Páginas

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Com o passar dos tempos e o desenvolvimento de pesquisas sobre os meios de comunicação, percebeu-se que a teoria hipodérmica nem sempre era válida e, portanto foi necessário o estudo sobre uma nova teoria, a teoria dos efeitos seletivos.
Segundos os principais estudiosos da teoria, Mauro Wolf, Defleur e Ball-Rokeach, a teoria seletiva aborda a questão de que a comunicação pode ser dirigida a diferentes sociedades ou indivíduos. Cada indivíduo ou grupo é influenciado por uma comunicação dirigida de acordo com seus costumes e crenças. Podemos citar, por exemplo, as diferenças existentes entre as classes sociais, já que enquanto umas preferem música erudita, outras aderem a música popular.
As teorias de influência seletiva se dividem em três:
a) teoria das diferenças individuais - voltada para o psicológico dos indivíduos, ou seja, cada um compartilha seus aprendizados dentro da sociedade.
b) teoria das diferenças sociais - evidencia que apesar de cada indivíduo ser diferente, constituem grupos com características semelhantes (religião, classe social, etc)
c) teoria dos relacionamentos sociais - responsável pela propagação das mensagens por meio dos indivíduos, ou seja, através de reuniões, troca de idéias, etc.




0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright (c) 2010 IN COMUNIQ. Design by Wordpress Themes.

Themes Lovers, Download Blogger Templates And Blogger Templates.