Hipótese do Uso e das Gratificações.
Essa hipótese estuda o tipo de consumo que as pessoas fazem através dos meios de comunicação. Essas pessoas buscam, nos meios de comunicação, conteúdos que atendam os seus desejos, como por exemplo, as novelas que para alguns têm função de entretenimento. Mas esses “desejos” podem ser outros, além do entretenimento, como: conhecimento, reforço de ideias ou experiências, questões psicológicas (em
oção, por exemplo), segurança, etc.
Na Hipótese do Uso e das Gratificações, os produtores dos veículos de informação têm que realizar uma pesquisar para saber o interesse do seu público alvo, transmitindo da melhor forma possível, através dos meios de comunicação (tv, rádio, jornal, etc.), a informação para determinado público. Se a informação for passada de maneira adequada, haverá uma grande audiência naquele veículo, além do retorno do público.
Um exemplo comum, são as propagandas da Polishop, onde ao exibir seus produtos de forma “sedutora” para o telespectador, principalmente para as mulheres que querem emagrecer, ressaltando as frases “Emagreça em poucas semanas” ou “Tonifique seus músculos”.
0 comentários:
Postar um comentário