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domingo, 9 de outubro de 2011

NEWSMAKING.


A Teoria do Newsmaking avalia

critérios (valores-notícias, grau de noticiabilidade, rotinas de produção da reportagem, etc.), tentando comp

reender o profissionalismo do jornalista, a organização do trabalho e como funciona os processos dentro da empresa de comunição. Para esta teoria, quanto maior o grau da notícia, melhor. Por exemplos: aci

dentes aéreos, jogos (principalmente futebol), denúncia de corrupção, uma catástrofe natural, um atentado terrorista, etc.

Assim, quanto mais inédito, estrondoso (chocante) for o acontecimento, maior a chance dele se transformar em uma notícia.

Como exemplos, atentado terrorista de 11 de Setembro nos Estados Unidos e o caso da criança Isabella Nardoni aqui, no Brasil.




GATEKEEPER.


A primeira teoria que surgiu na literatura acadêmica de jornalismo, foi a Teoria do Gatekeeper, sendo aplicada neste conceito por David White. O gatekeeping é um conceito jornalístico utilizado para edição.

Essa teoria visa analisar o processo de produção da informação, onde as notícias têm de passar por uma espécie de portões (Gates), e nesses portões encontram-se os gatekeepers (guardiões do portão, como por exemplo um editor). Esses gatekeepers decidem quais as notícias que vão veícular pelos meios de comunicação (as que “passam" pelo portão), e quais as que não possuem extrema importância para serem veículadas naquele momento (as que ficam “barradas” no portão). Mesmo que algumas notícias não passem por esses “portões”, não quer dizer que em um outro momento elas não poderão passar.

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