Páginas

domingo, 9 de outubro de 2011

A Teoria da Aprendizagem Social ou Teoria dos Relacionamentos Sociais estuda como o individuo é modelado pelo meio social a partir da mídia. Essa mídia vai modelar o indivíduo através da repetição de mensagem, onde o indivíduo vai incorporada esta mensagem por um tempo indeterminado. Ou seja, a troca de idéias, o famoso “boca-a-boca, bate-papo, etc., são mensagens disseminadas pelo relacionamentos sociais.

Em todos os há um líder de opinião, que media a informação e opinião pelos meios de comunicação de massas, adequando a mensagem aos padrões sociais dos públicos, exercendo uma influência pessoal, que pode ser de reforco de rejeição ou de aceitação.

Como exemplo na religião, temos a figura do Papa, onde o que é dito por ele, para alguns, é o que deve ser seguido. No futebol temos a figura do Diego Maradona, para a Argentina, e do Edson do Nascimento (Pelé) para o Brasil.

Em épocas de eleição, a cada bloco de propagandas há pelo menos duas propagandas políticas, onde uma delas se repete em vários blocos. Como um exemplo dessas propagandas, em 2002 tivemos a dos senhores Luís Inácio Lula da Silva para Presidente da República, e José Airton Cirilo para Governador do Estado do Ceará. A propaganda repetia-se várias vezes, sem falar na música que estava inserida nela (“É o Lula, é o Lula, é o lá, e José Airton cá”) que acabou “penetrando” na cabeça das pessoas.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright (c) 2010 IN COMUNIQ. Design by Wordpress Themes.

Themes Lovers, Download Blogger Templates And Blogger Templates.