A teoria da informação trata-se de uma teoria matemática, com base nas maquinas de comunicar resultantes da guerra, a informação passou a ser um símbolo calculável. Então Shennon através de seu trabalho sobre os códigos secretos propõe um “sistema geral de comunicação” onde a mensagem tem um ponto de partida e um ponto de chegada, só que durante esse processo há varias interferências, necessidades e todos estão ligados uns aos outros se tornando dependentes entre si.
Para que a mensagem seja divulgada é necessário a:
FONTE → TRANSMISSOR → CANAL → RECEPTOR → DESTINATARIO
A fonte é que produz uma mensagem, transmissor que converte a mensagem em sinais de acordo com as regras e combinação de um código determinado esses sinais são transmitidos por meio de um canal específico a um receptor. Este capta os sinais e os decodifica, recuperando a mensagem original e permitindo sua assimilação por parte de um destinatário.
Só que durante esse processo pode existir o que chamamos de entropia, que é uma desorganização da mensagem, o ruído é um exemplo de entropia, onde dentro estão os problemas relacionados à ambigüidade, semântico e a técnica eficácia. Então o objetivo de Shennon seria eliminar os ruídos existentes na mensagem para que a pessoa capte a informação facilmente.
0 comentários:
Postar um comentário