Páginas

sábado, 22 de outubro de 2011

Por: Andressa Soares

Que tal se eu dissesse pra você sobre o que eu quero que você comente, e por quanto tempo você vai comentar? É isso que diz a Teoria do Agendamento ou Agenda-Setting. Onde de acordo com este pensamento, a mídia determina a pauta para a opinião pública ao destacar determinados temas e preterir, ofuscar ou ignorar outros tantos.



Quantas vezes assistimos um jornal, lemos uma revista ou vemos nos comentários de redes sociais um mesmo assunto se repetindo por semanas ou até meses? Porque foi engraçado, ou curioso, ou de comoção nacional, gera um “alvoroço” por assim dizer e toma o dia-a-dia das pessoas de tal forma que se torna algo indispensável em nossas vidas estar sempre por dentro do tal assunto.

Posso destacar pessoalmente os trending topics do twitter. Quem o usa sabe a dinâmica que ele molda no nosso cotidiano.



Ao analisar o Twitter, percebemos que o número de pequenos formadores de opinião tem aumentado com a democratização dos meios de distribuição da informação. Quando as personalidades da mídia social comentam sobre um assunto, o tema vai parar no Trending topics - ou seja, uma espécie de agenda setting digital. Um exemplo bem próximo é o "Cala boca, Galvão", expressão mais citada entre os usuários do Twitter durante a Copa do Mundo de 2010. A frase não pautou somente os papos dessa ferramenta como também de toda a imprensa e gerou inúmeros comentários.

                 





 Então, o que tem pra hoje? 

0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright (c) 2010 IN COMUNIQ. Design by Wordpress Themes.

Themes Lovers, Download Blogger Templates And Blogger Templates.