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quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Considerada como um desdobramento da Teoria Funcionalista, a Hipótese do Uso e das Gratificações afirma que a adoção de um modelo de conduta ou de ação por um indivíduo é resultante de alguma gratificação, que pode ser o alívio das tensões, dicas culinárias, financeiras ou de moda, entre outros.
       O estudo sobre o Uso e as Gratificações tem como objetivo o tipo de consumo que o público faz das comunicações de massa. E, para entender a comunicação de massa, é essencial a compreensão do quadro social em que essa comunicação está efetivamente inserida. Ou seja, nesses estudos, as necessidades dos destinatários são consideradas com uma das variáveis que delimitam os efeitos da comunicação.
      A Teoria dos Usos e Gratificações baseia-se em três princípios norteadores:
1     1.   O receptor é ativo e busca os meios de comunicação e os conteúdos que melhor atendam às suas necessidades e desejos;
2     2.   Os motivos que levam à escolha de meios e conteúdos estão sujeitos a inúmeras influências psicológicas, ambientais, conjunturais e sociais;
3      3.   A exposição aos meios compete outras formas potencialmente capazes de satisfazer (gratificar) aos mesmos motivos.
O indivíduo poderá escolher expor-se aos meios ou procurar formas de gratificação não relacionadas aos meios de comunicação. Da mesma forma, a exposição aos meios é um ato intencional, não casual.


Na 'Revista Eletrônica' Fantástico, tanto há o alívio das tensões, como dicas sobre os mais variados temas.

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