Considerada
como um desdobramento da Teoria Funcionalista, a Hipótese do Uso e das
Gratificações afirma que a adoção de um modelo de conduta ou de ação por
um indivíduo é resultante de alguma gratificação, que pode ser o alívio das
tensões, dicas culinárias, financeiras ou de moda, entre outros.
O estudo sobre o Uso e as Gratificações
tem como objetivo o tipo de consumo que o público faz das comunicações de
massa. E, para entender a comunicação de massa, é essencial a compreensão do
quadro social em que essa comunicação está efetivamente inserida. Ou seja,
nesses estudos, as necessidades dos destinatários são consideradas com uma das
variáveis que delimitam os efeitos da comunicação.
A Teoria dos Usos e Gratificações
baseia-se em três princípios norteadores:
1 1.
O
receptor é ativo e busca os meios de comunicação e os conteúdos que melhor
atendam às suas necessidades e desejos;
2 2.
Os
motivos que levam à escolha de meios e conteúdos estão sujeitos a inúmeras
influências psicológicas, ambientais, conjunturais e sociais;
3 3.
A
exposição aos meios compete outras formas potencialmente capazes de satisfazer
(gratificar) aos mesmos motivos.
O indivíduo poderá escolher
expor-se aos meios ou procurar formas de gratificação não relacionadas aos
meios de comunicação. Da mesma forma, a exposição aos meios é um ato
intencional, não casual.
Na 'Revista Eletrônica' Fantástico, tanto há o
alívio das tensões, como dicas sobre os mais variados temas.

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