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domingo, 2 de outubro de 2011


Esse estudo é um desdobramento da Teoria Funcionalista. Considera que um indivíduo age ou escolhe um modelo de conduta a seguir e isto resulta em alguma gratificação,mas essa recompensa tem que ser agradável para que ele tenha padrões estáveis de respostas.
Essa hipótese, tem como objetivo o tipo de consumo que o público faz das comunicações de massa,e isso passa pela análise e compreensão do quadro social em que a comunicação está inserida. Isso é importante para saber o que vai ser bem aceito por certo público-alvo ou não.
A teoria dos Usos e Gratificações baseia-se em três princípios que destinam os estudos:

1.o receptor é ativo e busca os meios de comunicação e os conteúdos que melhor atendam às suas necessidades e desejos;

2.os motivos que levam à escolha de meios e conteúdos estão sujeitos a inúmeras influências;

3.a exposição aos meios compete com outras formas potencialmente capazes de satisfazer aos mesmos motivos.

O ser humano escolhe entre expor-se aos meios ou procurar formas de gratificação não relacionadas aos meios de comunicação,ou seja, a exposição aos meios é um ato intencional,não casual.
Será mesmo? Estamos expostos aos meios de comunicação o tempo inteiro,e não tem como viver sem eles,pois como foi visto em sociologia,o ser humano é social e racional e não pode viver sem uma sociedade e seus meios de interação. É uma boa questão a se pensar.

Gisele Leal

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