Também conhecida como “Teoria Sistêmica”, é uma metodologia que, ao invés de estudar e observar somente um aspecto, ou elemento, foca nas interações entre esses elementos, já que um determinado objeto de estudo, como a Comunicação, por exemplo, possui várias dimensões que podem ser estudadas como um todo. Até então, eram estudados o Público Alvo, o emissor, o mercado, todos separadamente, desconsiderando as relações entre elementos.
Foi a partir da Teoria Sistêmica que os ramos do conhecimento passaram a tratar seus objetos de estudo como Sistemas, que nada mais são do que estruturas sociais que se distinguem do meio social, mas estão abertas as suas influências.
O método usado para validar os conceitos da Abordagem Sistêmica é o de modelação, construindo Gráficos, por exemplo. E para MODELAR UMA REALIDADE SISTÊMICA, o que mais importa é saber o resultado do seu funcionamento.
E eis que surge o “feedback” que são opiniões do público sobre determinado produto, ou ação, dando condições para a preservação e melhoramento deste.
Um exemplo disso ocorre nas eleições.
Candidatos mostram algumas propagandas, alguns clichês por uma semana, e na semana seguinte, observam se
seu eleitorado cresceu, ou não, através da
construção de gráficos, feitos por meio de
pesquisas de opinião.
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