A teoria funcionalista ou estrutural-funcionalismo, como também é conhecida, surgiu nos Estados Unidos, em 1930, mas foi somente em 1948 que seu estudo entrou em vigor, tendo como principais estudiosos: Lasswell e Lazarsfeld.
O funcionalismo como o próprio nome indica, é uma teoria que analisa os processos sociais que mantém a sociedade funcionando. Para fazer tais análises, estabelece uma analogia entre a sociedade e as estruturas biológicas do corpo humano.
De que forma? O corpo possui vários órgãos e cada um exerce a sua função e assim contribuem para manter o corpo inteiro funcionando. Da mesma forma, acontece na sociedade. As pessoas constantemente trocam informações, se relacionam e assim fazem com que a sociedade funcione em equilíbrio, cada um fazendo a sua parte.
Nesta teoria, há uma grande relação entre indivíduo - sociedade - meios de comunicação.
Diferente da teoria hipodérmica, o funcionalismo cria uma nova dimensão sobre a capacidade dos meios de comunicação. O processo de comunicação deixa de ser persuasivo e passa a influenciar reciprocamente de acordo com os grupos sociais onde ocorre.

0 comentários:
Postar um comentário