Two-step flow é uma teoria de comunicação proposta por Paul Lazarsfeld, Berelson e Hazel Gaudet. Em português é chamada também de a teoria do fluxo comunicacional em duas etapas, que enfatiza o papel dos formadores de opinião comunitários como construtores da opinião pública em pequena escala.
Esse modelo mostra que a influência dos meios de comunicação é seletiva, dependente de opiniões preexistentes e das relações interpessoais do receptor. As reações variam de acordo com os indivíduos e a ideia de que a sociedade é representada por uma grande massa homogênea,já não existe mais,ja que entendemos que a sociedade possui grupos sociais com caracteristicas especificas e diferenciadas. A eficácia da notícia e seus efeitos agora dependem da credibilidade do comunicador, que tem o poder de influenciar os seus receptores, distribuídos em pequenos grupos.
vídeo de Felipe neto, um grande formador de opinião ,de jovens, na atualidade,através de seu videoblog.
ps: este vídeo contem alguns palavrões .
nota de Reflexão
No modelo two step flow enfatiza-se a prática do uso dos Formadores de opniao como agentes da sociedade ,que podem influencia de forma direta e indiretamente nas escolhas e opnioes das pessoas. Um exemplo são os lideres comunitários que muitas veses são usados por grande políticos para se conseguir votos. Outro exemplo da atualidade são os formadores de opnião de midia. Um exemplo claro é o jovem Felipe neto que tem um dos videoblogs mais acessados do pais. Ou seja nossa sociedade é formada por grupos com características próprias e com lideres diversos, por isso é tão importante entender as individualidades de cada grupo para se entender a sociedade.
0 comentários:
Postar um comentário