Páginas

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Por muito tempo os efeitos da mídia na sociedade se restringiram aos da teoria hipodermica. Esse enfoque mudou quando finalmente os estudos resolveram ser voltados não só para efeitos imediatos, mas para os a longo prazo. A partir dessa nova análise é possível observar que os meios de comunicação de massa não nos atingem de maneira direta e explícita, mas vão pouco a pouco influenciando nossa maneira de agir, afetando nossa relação com a sociedade, nossa maneira de lidar com o mundo.

Essa nova perspectiva torna falha a teoria informacional, que vê como únicos efeitos significativos aqueles que podem ser medidos. Também exige metodologias de pesquisa mais complexas, já que é preciso observar a construção do processo na vida do indivíduo, de ir mudando aos poucos sua idéia de realidade. O efeito a ser estudado passa a ser cumulativo em vez de temporal.

A comunicação de massa passa a ser vista de maneira mais interna, mais aprofundada e o resultado de suas relações com outros meios comunicativos também se mostram importantes, principalmente ao se tratar das quatro características seguintes:

Acumulação: Capacidade para criar e manter a relevância de um tema, destacando-o do conjunto de acontecimentos diários ou por meio da repetição continúa.

Consonância: O mesma tema está presente em vários meios de comunicação de massa.

Onipresença: É do conhecimento público que as opiniões e atitudes difundidas pela comunicação de massa são publicamente conhecidos.

Relevância: Somatória da consonância em diferentes meios de comunicação. O tema está presente em diferentes veículos tornando evidente para o público que o assunto é relevante.


O estudo desses quatro pontos indica que a opinião pública regula-se pela opinião reproduzida pelos meios de comunicação de massa. O que quer que seja posto em foco nos jornais, vai ser posto em foco em todas as casas de família.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright (c) 2010 IN COMUNIQ. Design by Wordpress Themes.

Themes Lovers, Download Blogger Templates And Blogger Templates.