Os frankfurtianos ocuparam-se em estudar os fatores econômicos e o significado sociológico da industria cultural.A percepção de que a cultura de mercado,embora pretenda ser apolitica,ela mesma representa uma forma de controle social.
COMUNICAÇÃO E SOCIEDADE
A economia de mercado,a tecnologia e a ciência estão criando um sistema de vida cada vez mais racional e desiludido.Assim as pessoas saem sempre mais do que acontece a sua volta, através da politica de informação,tornando-se cada vez mais realistas assim crendo a cada vez menos nas ideias. dessa forma privilegia sobre tudo o seu poder de decisão e manejo em relação as sua vidas,predominando entre a maioria o seu poder de compra.
As comunicações são importantes não só por que veiculam ideologias ,mas sim porque, se de um lado fornecem informações que colaboram para seu esclarecimento, de outro proporcionam entretenimento que elas procuram com vigor e com a qual não podem suportar a realidade densa em que vivemos.
A problematica principal não esta no conteúdo dos meios mas no fato de as pessoas estarem a eles ligados como bens de consumo.Para adorno, os momentos de lazer do homem moderno estão diretamente e na maioria das vezes ligados a esses meios de comunicação como o Radio ,TV e Internet,passando boa parte de seu tempo livre em suas companhias.a programação oferecida e muitas vezes criticada, tem menos importância do que as funções de preencher um ambiente, matar o tempo ou entreter o individuo com o equipamento.
No "totalitarismo eletrônico", a diversão e assuntos importantes são "mixados" num só produto; em que representantes políticos são escolhidos como se fossem sabonetes.
Muitos pensadores acreditam que os que controlam a midia também manipulam a consciência Porem os que controlam a mídia não são, em geral, diferentes dos que a consomem.
a industria cultural não tem o intuito de mudar as pessoas mas sim de utilizar o mecanismo de procura e oferta, explorando necessidades e predisposições individuais que não são criadas por elas mas sim,pelo processo histórico global da sociedade capitalista, ou seja as pessoas são infuêncidas por essa sociedade capitalista e a mídia usufrui de suas necessidades "criadas" para atrai-las.
CAMPANHA DA DOVE
esse é um vídeo que tem o intuito de nos mostrar como a midia nos influencia "nesse caso no nosso padrão estético" desde de que começamos a ser educados tornando-nos reféns desses padrões estéticos, aos quais já tornaram-se partes de nossa cultura.
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