Páginas

quinta-feira, 29 de setembro de 2011


A teoria hipodérmica é também conhecida como "teoria da bala mágica". Segundo essa teoria, as mensagens da mídia são recebidas de maneira uniforme, com respostas imediatas e diretas. Podemos dizer que a teoria hipodérmica = mídia (manipulação, controle de opiniões) + psicologia behaviorista (estímulos que provocam ações) + conceito do "homem massa" (sociologia).

Tal teoria, admite que as mensagens da mídia provocam estímulos em cada indivíduo. Uma mesma mensagem pode ser transmitida a várias pessoas, em vários lugares, mas nem todos vão recebê-las da mesma forma. Ou seja, cada indivíduo é atingido diretamente pela mensagem, porém cada um reage de forma diferente.

A mídia é vista como controladora, manipuladora. Pois, ao transmitir determinada mensagem, seu objetivo é influenciar as pessoas, fazer com que elas pensem da mesma forma acerca do mesmo assunto. Para isso, ela cria um modelo padrão de vida e faz com que todos os indivíduos se adequem a esse modelo, pois ao contrário, eles serão excluídos da sociedade.

Um dos principais representantes dessa teoria foi Lasswell, que em 1948 criou um modelo que representa esta teoria: o modelos dos 5 Q's: 

▪ quem > diz o que > em que canal > a quem > com que efeito.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright (c) 2010 IN COMUNIQ. Design by Wordpress Themes.

Themes Lovers, Download Blogger Templates And Blogger Templates.