Páginas

terça-feira, 27 de setembro de 2011

Desde que os Meios de Comunicação começaram a se expandir, a partir da 1ª Guerra Mundial, começou também a ser percebido o seu poder de controle das Massas. Surgem, então, alguns estudos sobre os meios de comunicação e que estes poderiam ser usados como forma de controle e direção das massas. Mas será que somos tão submissos assim?



Digo 'nós', pois Massa é definido como um público anônimo, fisicamente disperso e diferentes um do outro, além de ser o que forma a Sociedade de Consumo, ou seja: nós, de fato.

Eis que surgem estudos acerca do poder dos meios de comunicação e Harold Lasswill apresenta sua Teoria Hipodérmica. Em poucas palavras, esta teoria dizia que uma propaganda bem feita poderia atingir diretamente a todos os indivíduos de uma maneira uniforme, desconsiderando a subjetividade de cada pessoa. Talvez por essa última razão, não tenha vingado...

O efeito da mensagem é imediato, realmente, nas pessoas. Isso até hoje. Mas o significado muda de pessoa para pessoa. E por não ver cada indivíduo como um, essa teoria foi rapidamente vista como defasada. Porém, foi uma teoria importante, pois até hoje, sabemos que os meios de comunicação têm o poder de manipular, ou simplesmente ditar comportamentos.

Com o surgimento da I Guerra Mundial, houve também o surgimento da Publicidade, afinal de contas, os países em Guerra precisam convencer, de certa forma, as famílias a deixarem seus filhos serem soldados e "defensores da pátria". Essa propagandas de guerra eram feitas nos meios de comunicação exatamente por atingirem um maior número de pessoas. É ai que a psicologia entra, importantíssima, pos para isso, eram usados técnicas Behavioristas de estímulos-respostas, utilizado aainda hoje.

Novelas, comerciais e filmes que nos fazem sempre aceitar e querer um ideal de Felicidade, como por exemplo: "comprar shampoo X deixará você mais linda", ou "Gisele Bündchen, (que é rica, alta, magra e famosa) limpa o chão e possui Tv por Assinatura X, então assine você também (e seja alta, magra e rica igual a ela?)"



Enfim, se a comunicação foi importante até na era do Nazismo, para que Hitler e sua ideia diabólica fosse aceita, então não é de se estranhar que, direta ou indiretamente, os padrões midiáticos sejam absorvidos por nós até hoje. Se colocados de forma inteligente, claro... Afinal de contas, os Tablets não substituiram os livros.

Texto: Alan Lima




0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright (c) 2010 IN COMUNIQ. Design by Wordpress Themes.

Themes Lovers, Download Blogger Templates And Blogger Templates.