Páginas

terça-feira, 27 de setembro de 2011



















Criada por Lasswell a Teoria da bala mágica descrevia uma imagem da sociedade de massa dos século XIX.
Não é nada complicada de entender. Em resumo a teoria, também chamada de teoria hipodérmica, afirmava que as mensagens transmitidas pela mídia atingiam de uma mesma forma todas as pessoas. Ou seja, o que a mídia dita é aceito por todos. 
Percebeu de quem era a vantagem? O emissor, no caso a mídia, tinha a vantagem de pronunciar-se e ser aceito sem obstáculos pela sociedade. Esta tinha a desvantagem de não pensar a respeito da mensagem recebida, apenas aceitar e pronunciar-se como todos os outros que faziam parte da audiência.
Na verdade, segundo Bauer, os efeitos não são estudados, pois são dados como previstos.


Por que essa idéia foi derrubada? É obvio que uma sociedade tem suas diferenças! As pessoas pensam diferentes, tem percepções diferentes, agem de forma diferente, acreditam em coisas distintas e claro, respondem de forma antônima aos estímulos da mídia.

Quando a teoria foi criada ela fazia todo o sentido. Com o tempo, as pessoas pararam para analisar e mudaram os seus conceitos sobre a sociedade. Viu-se que a audiência é capaz de determinar o quanto da mensagem ela aceita e formular sua opinião sobre qualquer assunto.
Sendo assim, a teoria hipodérmica perdeu sua força. A mídia passou de manipuladora para influenciadora e hoje ela ainda tende a gerar a mesma resposta na sociedade, mas para isso ela deve moldar as pessoas de forma sutil.
Vale lembrar que em 1948, Laswell criou um modelo que representava a evolução da teoria da bala mágica: o modelo cinco Qs. 
Quem → Diz o quê → Em que canal → A quem → Com que efeito.

Para complementar a reflexão sobre o assunto que tal ler o poema eu, etiqueta ?
Dica de música:

4 comentários:

Hiago disse...

legal, texto bastante interpresante, nunca imaginava isso
mt bom mesmo continue assim

parabéns

Beatriz Pimenta disse...

Muito bom, muito bom mesmo. Bem objetivo e completo.
Dica de poema e música muito bons!
Parabéns!

Camila Nogueira disse...

Jade, teu texto ficou ótimo :)
Super sucinto e fácil de entender, realmente a teoria, nessa forma de explicar, ficou nada difícil de compreender. Beijo!

Ian de Andrade disse...

Ficou muito bem explicado, e muito fácil de entender, sem dar muitas voltas, parabéns Jade!

Postar um comentário

 
Copyright (c) 2010 IN COMUNIQ. Design by Wordpress Themes.

Themes Lovers, Download Blogger Templates And Blogger Templates.