Comunicação, teoria do ruído, criptografia, codificação, transmissão de dados, correção de erros, entre outros, são sistemas que estão ligados ao ramo da probabilidade e da matemática estatística, referindo-se a Teoria da Informação.
Claude E. Shannon, foi um matemático e engenheiro elétrico, que durante a guerra trabalhou exatamente na área da criptografia, um dos sistemas dessa teoria. Por causa disso, dos seus trabalhos sobre os códigos secretos, que ele formulou hipóteses na sua teoria matemática da comunicação e ficou conhecido como "o pai da teoria da informação".
Ele, por sua vez, foi o primeiro que considerou a comunicação como um problema matemático na estatística, e entendeu que para determinar a capacidade de comunicação deveríamos ocorrer aos bits. E sua importância se da aos erros que podem causar perda de informação na compreensão e transmissão das mensagens, como também os ruídos. E ele queria, também, usar a matemática para quantificar o custo de uma mensagem de comunicação de pólos diferentes do sistema. Reproduzindo uma forma exata para selecionar mensagens de pontos diferentes, já que essas mensagens poderiam ser transmitidas com várias interrupções e ruídos. Shannon, também elaborou um "sistema geral de comunicação" formado por uma fonte, mensagem, codificador, canal, decodificador (receptor) e destinatário.
0 comentários:
Postar um comentário