A teoria do agendamento ou agenda-setting, como também é conhecida, é uma das teorias da comunicação formulada por Maxwell na década de 70. De acordo com essa teoria, entende-se que os meios de comunicação é que determinam a pauta para a opinião pública ao destacar determinados assuntos ou ignorar outros.
Vale lembrar que os meios de comunicação de massa, pelos quais as notícias são transmitidas não têm a intenção de persuadir o público, mas sim de apresentar uma lista de fatos a serem pensados e discutidos. Esta teoria possibilita a compreensão que as pessoas têm de grande parte da realidade social fornecida pelos meios de comunicação.
Então nos perguntamos: o que é agenda hoje? Há algumas semanas atrás poderíamos citar o mega evento Rock in Rio como exemplo. Atualmente podemos citar o caso do problema de saúde do ex-presidente do Brasil, Lula. De acordo com os exemplos citados, podemos perceber que para o assunto ser considerado agenda, deve ser um assunto bastante discutido não só regionalmente, mas mundialmente. O tempo de permanência do fato na mídia é variável, ou seja, alguns assuntos permanecem mais tempo na mídia do que outros, pois depende do grau de importância dado a cada um.
0 comentários:
Postar um comentário