Páginas

sábado, 5 de novembro de 2011


Qual será a notícia da próxima edição do jornal? Qual será a manchete do próximo dia? Estará chamando a atenção do público?

A Teoria do Newsmaking é responsável por produzir a própria notícia, ela está ligada diretamente à noticiabilidade, aos valores-notícia, à construção da audiência, aos constrangimentos organizacionais e às rotinas de produção da notícia em si mesma.

Essa teoria rebate a teoria do espelho, pois afirma que a realidade não é refletida, mas construída pelas técnicas redacionais e o ambiente com todos os elementos adequados a elaboração e à produção das notícias. As notícias são recebidas na redação, e de certa forma sofrem influência no processo de construção da realidade.
A Teoria do Newsmaking articula-se em três vertentes segundo a socióloga Gaye Tuchman:

1) A cultura profissional dos jornalistas;
2) A organização do trabalho;
3) A organização dos processos produtivos
.

É interessante analisar essas vertentes expostas por Tuchman, pois nos fazem captar de forma mais clara a idéia do Newsmaking.

Para Tuchman, as tipificações de matérias dividem-se em:

1) Duras: factuais perecíveis;
2) Leves: não perdem atualidade. Ex: exposição de quadros;
3) Súbitas: sem previsão: incêndio; terremoto, vulcão em erupção etc.
4) Em desenvolvimento: fatos que vão acontecendo: sequestro ou o caso dos Nardoni;
5) Em sequencia: fatos pré-programados: votação das reformas.

Portanto, quando analisamos a notícias por essas tipificações fica mais fácil apresentarmos a notícia de forma clara e objetiva. Agora, será que a notícia estará sendo manipulada por uma redação ou passada com clareza a partir do que é captado?


0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright (c) 2010 IN COMUNIQ. Design by Wordpress Themes.

Themes Lovers, Download Blogger Templates And Blogger Templates.