Harold D. Laswell
A propaganda e o uso dos meios de comunicação é a melhor forma de conseguir adesão da massa. E é mais barata que a violência. Interesse particular na comunicação publicitária. Política: “Política é quem consegue o que, quando, onde e como”.Base no modelo de Aristóteles: comunicar = persuadir (quem, o que, a quem)
Modelo de Laswell
“Comunicação = quem diz o quê, a quem, por que meio, e com que efeitos?”
Conclusões de Laswell:
A mídia afeta o público com seu conteúdo. Resposta do público: atenção, compreensão, fruição, avaliação, ação. Reações dependem de identificação, anseios e expectativas. Influência do contexto social, cultural, ideológico. Os conteúdos da mídia estão inseridos nestes contextos.Por estarem inseridos no contexto, provocam as reações do público
Quando me deparo com uma propaganda que me interessa, imediatamente absorvo seu conteúdo. A absorção de tais informações depende da minha necessidade e do meio que esta sendo usado para informar, a mídia tem o poder de me influenciar a acatar conceitos e novas atitudes. Um exemplo disso, é quando observamos uma propaganda sobre como nos prevenir contra o mosquito da dengue. A população, antes do surgimento do mosquito, não fazia idéia de como se prevenir e a mídia reeducou evitando assim uma epidemia.
http://www.youtube.com/watch?v=R4DXbYt35KA
0 comentários:
Postar um comentário