Para que ocorra uma comunicação entre duas pessoas, por exemplo, é necessário que o emissor transmita uma mensagem da forma que o conteúdo dela seja compreendido pelo receptor. Essa relação é bem comum entre os seres humanos, pois para haver um contato com é preciso haver uma relação comunicativa entre os indivíduos.
Dessa forma que dois engenheiros Shannon e Weaver, resolveram pesquisar e entender como funciona e a melhor forma de se entender a mensagem. Eles primeiramente estudaram o processo de transmissão, que começa pela fonte da informação depois vem o emissor, já com o conteúdo que recebeu, passando-o para o receptor pelo canal fazendo assim chagar ao destinatário.
Fazendo esses estudos a respeito dessa nova teoria, Shannon ligou tudo à matemática, descobrindo assim uma presença de ruídos, nome dado por ele para perturbações aleatórias, que impediam a conexão dos dois pólos, a mensagem era interpretada de forma incorreta pelo receptor, não por sua culpa e sim porque ruídos atrapalharam para entendimento da informação.
Pode ser percebida a presença desses ruídos quando se brinca de telefone sem fio, começa quando uma determinada pessoa pensa em algo e no ouvido do outro diz o que pensou, essa mensagem é falada no ouvido de diversas pessoas de uma por uma até a ultima anunciar em voz alta o que foi dito em seu ouvido, ela pode ser a mesma mensagem do inicio, dessa forma então o ruído não interferiu, não quer dizer que ele não estava lá, mas pode ter sido de pouca entonação, portanto a mensagem pode passar de forma correta para o receptor.
Essas idéias de Shannon foram contestadas por outros estudiosos que criaram um modelo para estudar esse processo comunicativo havendo ainda assim um maior contato entre os seres humanos.
0 comentários:
Postar um comentário