Páginas

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Com o tempo,foi-se descobrindo que a Teoria Hipodérmica poderia não ser verdadeira.
Com isso, a Teoria dos Efeitos Seletivos foi se desenvolvendo,o que seria uma mistura de pesquisas,textos,propostas de análises e teorias.
Segundo Mauro Wolf e Deffeur e Ball-Rokeach, a Teoriadas influencias Seletivas se divide, de acordo com as suas características comuns, desse modo:

  • Teoria das Diferenças Individuais;
  • Teoria das Diferenças Sociais;
  • Teoria da Aprendizagem Social(iremos nos aprofundar nessa).
Também conhecida como Teoria dos Relacionamentos Sociais, a Teoria da Aprendizagem afirma que o indivíduo é modelado de acordo com o meio social em que ele vive, fazendo uma análise dos efeitos da Comunicação de Massa (de acordo com o tamanho do material e o número de vezes que ele se repete  e, a partir daí, o tempo em que o indivíduo é capaz de fixar aquela informação).Temos como exemplo dessa teoria a campanha publicitária da Pepsi,onde a empresa admite o papel de “segundo plano” e nos faz mudar de ideia em relação ao produto que antes era substituído não só pelo seu maior concorrente direto(Coca-Cola), mas também por qualquer outra bebida que estivesse no estabelessimento de compra.


Essa sacada funcionou,e muito, mudando a opinião das pessoas em relação ao produto e fazendo-as tentarem experimentá-lo, assim como eram experimentados certos fatos da vida que antes não pareciam ser tão bons, mas ao serem vivenciados surpreenderam bastante as expectativas das pessoas.
Outra estratégia também bastante criativa lançada pela empresa, foi a de levar um ator famoso aos estabelecimentos de venda do produto, como substituto de um outro garçom que estava oferecendo o refrigerante antes dele aos clientes.E o resultado foi:



É, parece que de primeira certos produtos não atraem muito as pessoas, mas com a sua repetição, é deixada uma maca do produto, fazendo o consumidor renovar os seus conceitos.
Outro exemplo que temos é esse próprio blog, que com tantos posts e repetições sobre os assuntos de Teoria da Comunicação, nos deixa uma marca,  fazendo-nos gostar da disciplina e fixá-la em nossa memória.
Estudar teoria da comunicação...E aí,pode ser?

0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright (c) 2010 IN COMUNIQ. Design by Wordpress Themes.

Themes Lovers, Download Blogger Templates And Blogger Templates.