A teoria da informação nasceu dos estudos do engenheiro da Bell Telephone nos EUA, Claude Shannon que em 1948 publicou sua monografia pela Universidade de Illinois, era com o esboço do seu modelo teórico, que depois se transformou em Teoria da Informação, caracterizada por sua extrema simplicidade e fácil compreensão, ele e seu professor Warren Weaver que era o coordenador das pesquisas sobre as máquinas de calcular da segunda guerra mundial, Weaver fez alguns aperfeiçoamento no trabalho de Shannon, assim nasce o modelo Shannon-Weaver que tinha como objetivo simplificar a forma de se comunicar, sem haver problema de entropia, contudo com os ruídos causados, por exemplo, pelo telefone, porem para Shannon a entropia poderia ser organizado, o modelo era linear, logo o Norbert Wiener fundador da cibernética desenvolve um modelo circular retroativo para o processo da comunicação.
De fato a matemática contribuiu para ajudas os aliados a decifrar os códigos de guerra dos nazistas, como é uma das característica do modelo de Shannon , em 1933 por matemáticos da Polônia (Marian Rejewski, Jerzy Różycki e Henryk Zygalski)o código foi de fato quebrado com a ajuda de meios eletromecânicos. Um dos serviços secretos franceses consegue comprar a Hans-Thilo Schmidt, irmão do tenente-coronel Rudolf Schmidt que seria em Maio e Junho de 1940 o superior direto do general Rommel, as chaves mensais da Enigma, que foram partilhadas com os poloneses.
Uma das mensagens decifráveis (traduzido do alemão):
Forçado a submergir durante ataque. Dispositivos anti-submarino. Posição do inimigo 0830h AJ 9863, 220 graus, 8 nós. seguindo. queda de 14 MB, norte-nordeste, 4, visibilidade 10.
A mensagem, enviada em 25 de novembro de 1942, era do comandante do submarino alemão U264, que afundou mais tarde no Atlântico norte em fevereiro de 1944.
0 comentários:
Postar um comentário