Ao analisarmos a Teoria da Bala
Mágica ou Hipodérmica, somos capazes de ver o quanto é real o conceito que
muitos impõem a mídia, conceito que se resume em uma palavra, influência. Essa
teoria afirma que a mensagem lançada pela mídia é imediatamente aceita e
espalhada entre todos os receptores, em igual proporção. Conceito que foi
fundamentado na Escola Americana de Chicago por volta da década de 30.
O sociólogo norte-americano Wright Mills afirmava que "cada
elemento do público é pessoal e diretamente atingido pela mensagem" e "cada
indivíduo é um átomo isolado que reage isoladamente às ordens e às sugestões
dos meios de comunicação de massa". Ou seja, a mensagem que a mídia impõe
vai de encontro com personalidades de pessoas diferentes, consegue chegar a
mentes diferentes e ainda assim consegue influenciar.
Afinal, nenhuns dos seres humanos
pensam da mesma forma ou agem de maneiras semelhantes. Todos possuímos nossas
individualidades, o que não causa problemas a mensagem lançada pela mídia. É claro
que nem todos são reféns da mídia, no entanto, milhares de pessoas diariamente
praticam o que assistem, falam o que ouvem e agem como aqueles que se expõem
como canal da mídia.
É interessante quando vemos as
propagandas, que ao passar do tempo ficam mais interessantes e cada vez mais irresistíveis.
Alguns produtos já são tão conhecidos que até substituem o nome real do
produto. Você pede Chiclets ou Goma
de mascar? Isso é um breve exemplo de como mídia que lança a propaganda no ar
influencia até no falar das pessoas.
0 comentários:
Postar um comentário