Páginas

sábado, 1 de outubro de 2011


Ao analisarmos a Teoria da Bala Mágica ou Hipodérmica, somos capazes de ver o quanto é real o conceito que muitos impõem a mídia, conceito que se resume em uma palavra, influência. Essa teoria afirma que a mensagem lançada pela mídia é imediatamente aceita e espalhada entre todos os receptores, em igual proporção. Conceito que foi fundamentado na Escola Americana de Chicago por volta da década de 30. 

O sociólogo norte-americano Wright Mills afirmava que "cada elemento do público é pessoal e diretamente atingido pela mensagem" e "cada indivíduo é um átomo isolado que reage isoladamente às ordens e às sugestões dos meios de comunicação de massa". Ou seja, a mensagem que a mídia impõe vai de encontro com personalidades de pessoas diferentes, consegue chegar a mentes diferentes e ainda assim consegue influenciar. 

Afinal, nenhuns dos seres humanos pensam da mesma forma ou agem de maneiras semelhantes. Todos possuímos nossas individualidades, o que não causa problemas a mensagem lançada pela mídia. É claro que nem todos são reféns da mídia, no entanto, milhares de pessoas diariamente praticam o que assistem, falam o que ouvem e agem como aqueles que se expõem como canal da mídia.

É interessante quando vemos as propagandas, que ao passar do tempo ficam mais interessantes e cada vez mais irresistíveis. Alguns produtos já são tão conhecidos que até substituem o nome real do produto. Você pede Chiclets ou Goma de mascar? Isso é um breve exemplo de como mídia que lança a propaganda no ar influencia até no falar das pessoas.


0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright (c) 2010 IN COMUNIQ. Design by Wordpress Themes.

Themes Lovers, Download Blogger Templates And Blogger Templates.