Páginas

terça-feira, 15 de novembro de 2011


Paralelamente ao desenvolvimento da Teoria da Informação, Norbert Wiener, ex-professor de Shannon e pai da Cibernética, trabalhou o conceito de uma sociedade futura que teria como base a informação: a sociedade da informação.
 Wiener vê a informação como uma forma de organização cada vez mais controlável e eficaz, e faz uma condenação ao aumento do controle dos meios de comunicação, o que seria uma ameaça à ordem social por causar a "entropia".
   A noção de entropia é identificada como um estado de desordem, oposto ao conceito de ordem, ou seja, um sistema de probabilidade que se introduz no sistema confuso original para poder prever o seu andamento.
 Wiener defende ainda que enquanto a tendência do universo e de todos os seus sistemas fechados é o aumento irreversível da entropia, a tendência da comunicação é intensificar a interação, a troca de mensagens.
     Portanto, no universo da comunicação, o mais provável é a ordem, uma vez que a comunicação, que é essencialmente organizadora e codificadora, atribui valores e significados a signos, símbolos e sinais, diferencia formas e funções, define seus elementos participantes do processo, busca o feedback, permitindo a adequação de ideias, sentimentos ou ações, fazendo prosseguir o fluxo de mensagens. Assim, as mensagens são em si uma forma de padrão e organização. A estrutura, o padrão, é a informação mais importante de um sistema. Para Wiener a organização é a mensagem.
     A sociedade da informação só pode existir sob a condição de troca sem barreiras, pois a informação tem de circular de forma livre. Ela é por definição incompatível com controle, com censura, com desigualdades de acesso à informação.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright (c) 2010 IN COMUNIQ. Design by Wordpress Themes.

Themes Lovers, Download Blogger Templates And Blogger Templates.