Páginas

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

A Teoria Hipodérmica foi o primeiro modelo de Teoria da Comunicação, surgindo no período de entre guerras, e resumidamente falando, é uma teoria que analisa como os meios de comunicação de massa agem sobre as pessoas. Ela está baseada no conceito de ESTIMULO – RESPOSTA, e se destacou principalmente devido as campanha de Hitler.

Acho importante ressaltar, de forma resumida, o que DeFleur cita sobre esta teoria. Diz ele que as pessoas recebem estímulos através da mídia, e esses estímulos provocam reações semelhantes nessas pessoas.

De acordo com Gian Danton, em seu site (http://www.digestivocultural.com/colunistas/coluna.asp?codigo=621&titulo=A_Teoria_Hipodermica_da_Midia), ele fala que a Teoria Hipodérmica tem influência da psicologia behaviorista, onde ele vai dar o exemplo da experiência de Pavlov com o cãozinho. Pavlov deixava um cão trancado com fome, e toda vida que ele ia dar comida ao cachorro, tocava-se uma silhueta. Com o passar do tempo, o cachorro passou a associar a silhueta com a comida, então toda vida que a silhueta tocava, mesmo não recebendo a comida, o cachorro salivava.

Em um site que pesquisei (http://luz-balao.blogspot.com/2010/03/teoria-hipodermica-da-comunicacao.html), o autor tentar explicar o por que dos nomes “Teoria Hipodérmica ou Teoria da Bala Mágica”:

" Quando há um estímulo (uma mensagem da mídia), esta adentraria o indivíduo sem encontrar resistências, da mesma forma que uma agulha hipodérmica penetra a camada cutânea e se introduz sem dificuldades no corpo de uma pessoa. Daí o porquê de esta teoria também ser conhecida como Teoria da Bala Mágica, pois a mensagem da mídia conseguiria o mesmo efeito hipodérmico de uma bala disparada por uma arma de fogo”.

E para finalizar, a teoria foi defasada rapidamente, por não dar muita importância as especificidades sócio-culturais das pessoas. Essa teoria serviu de influência para outras, sendo ainda hoje reproduzida nas propagandas, devido ao Automatismo Comportamental (comportamento devido a pessoa “deixar se levar” pelo subconsciente).

0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright (c) 2010 IN COMUNIQ. Design by Wordpress Themes.

Themes Lovers, Download Blogger Templates And Blogger Templates.