Páginas

terça-feira, 15 de novembro de 2011

Como uma vertente do Funcionalismo, a hipótese do uso e das gratificações afirma que a ação de um determinado indivíduo é resultado de alguma recompensa ou gratificação. Ou seja, só haverá feedback, não importando ser positivo ou negativo, se houver uma gratificação. Por exemplo, um cachorro só irá seguir o que seu dono mandar se em troca receber comida. Mas como podemos aplicar isso na comunicação? Determinado programa de televisão só receberá audiência do público desejado se ocorrer um retorno, se surgir interesse, assim, a audiência será alta. O maior objetivo dessa hipótese é estudar o tipo de consumo que a sociedade faz de determinado produto de massa.

Podemos concluir então que os produtos dos meios de comunicação são criados a partir de um público escolhido já visando um retorno de ambas as partes. Em 2009, a marca de alimentos Ruffles criou uma nova linha de seus produtos destinados a meninos, com sabor barbecue, e meninas, com sabor queijo.

Meninos:


Meninas:


Existe um ruído nessa campanha. E se uma menina preferir o sabor o qual não é destinado a ela? E vice-versa? Sabemos que, apesar desse erro, haverá retorno de ambos os lados.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright (c) 2010 IN COMUNIQ. Design by Wordpress Themes.

Themes Lovers, Download Blogger Templates And Blogger Templates.